NOSSAS DICAS DE VIAGEM

(fonte de pesquisa)

 

 

DOCUMENTOS

 

Para uma viagem tranqüila, sem incômodos com relação aos documentos, leve o máximo de papéis que puder, pois será bastante desagradável abortar a viagem por implicância de uma autoridade porque você não apresentou algum documento solicitado. Partindo desse princípio, procure sempre levar:- documento da moto em nome do condutor – caso esteja alienado, peça carta-autorização da financeira ou do responsável.- seguro Carta-Verde Mercosul – seguro emitido contra terceiros no âmbito do Mercosul, válido para o período da viagem (contatar www.magnaseguros.com.br ou seu corretor de preferência).

Leve também cópias destes documentos e mantenha em sua bagagem - carteira de identidade- carteira de habilitação nacional- carteira de habilitação internacional - passaporte.

 

 

A POLÍCIA

 

Em geral os policiais estrangeiros são muito prestativos e amáveis, verificando seus documentos rapidamente e servindo inclusive como fonte de informação bastante útil. Porém, alguns, assim como aqui no Brasil, resolvem tirar algum proveito do motociclista, exigindo "contribuições" financeiras para liberação do viajante. Já recebemos mensagens de motociclistas se preparando para a viagem dizendo que iriam levar extintores de incêndio na bagagem, dois triângulos, etc.

O conselho que aqui deixamos é: se a autoridade estiver mesmo querendo levar vantagem, ela vai inventar todo tipo de desculpa. Dessa forma não adianta tentar encher a bagagem com coisas que "podem vir a ser solicitadas". Relaxe, viaje mais leve e espere acontecer para negociar.

Desligue a moto e retire o capacete para conversar com as autoridades.

Durante a conversa, procure encaixar algum elogio sobre o país e sobre o seu povo. Converse sempre em voz baixa, procure não se alterar.

 

AS FRONTEIRAS

 

Normalmente são rápidos os trâmites aduaneiros nas fronteiras internacionais. Porém, caso os trabalhos apresentem-se demorados, ou se perceba claramente a má vontade dos funcionários públicos estrangeiros, o conselho é ficar calmo e apresentar-se sempre com simpatia e compreensão. Por mais que você se irrite com a situação, releve e cumpra os procedimentos com calma.

Nos dias em que estiverem marcadas as transposições de fronteiras, procure chegar com folga de tempo até elas, para que o prosseguimento de sua viagem não seja prejudicado.

Ao sair da aduana você terá alguns documentos emitidos por eles, como por exemplo o que o autoriza a circular com a moto por aquele país. Guarde esses documentos com muito cuidado, pois serão exigidos quando da sua saída. Há multas para quem não os apresenta.

Nos "pasos" fronteiriços você passará por dois controles: o da imigração, onde os seus documentos pessoais serão verificados; e o da aduana, onde sua moto e bagagem serão inspecionadas. Se você está levando máquinas fotográficas, filmadoras, etc., declare estes equipamentos no formulário. Evite também carregar alimentos de origem animal ou vegetal de um país para outro, pois há rígido controle sanitário, que pode ocorrer também nos limites entre as províncias e departamentos (correspondentes aos nossos Estados aqui no Brasil).

 

A MOTO

 

Nossos países vizinhos não apresentam a mesma estrutura do Brasil quando o assunto é assistência técnica e peças de reposição para motos. Assim, faça uma grande revisão em sua motocicleta antes de viajar e teste os ajustes feitos.

Coloque sempre relação (corrente, coroa e pinhão) novos e de marcas sabidamente resistentes. Pneus também sempre novos.

Procure não colocar muitos acessórios na moto, pois são itens não originais de fábrica e por isso mais propensos a incomodar durante a viagem. Para proteção da moto contra riscos, cubra as partes pintadas mais expostas com filmes especiais colantes, como os "papel contact".

É difícil encontrar postos de gasolina com ar para os pneus. Quando passar por um, não perca a chance de calibrá-los.

Procure sempre hospedar-se em locais com garagem . Dê uma revisão nas condições da moto todos os dias antes de partir para o próximo destino.

 

AS ROUPAS E EQUIPAMENTOS

 

Em nossa opinião as roupas mais apropriadas para longas viagens de moto são as feitas a base de cordura e goretex. Há vários modelos a preços acessíveis, inclusive nacionais, que podem oferecer proteção contra todo tipo de clima que você encontrar no exterior. Além disso são impermeáveis, térmicas, com forros removíveis, possibilitando um ajuste conforme a temperatura do dia. Há luvas também deste mesmo material. Não pode faltar uma capa de chuva na bagagem.

Capuz com proteção do pescoço. Capacete fechado. Recentemente adquirimos capacetes "fechados". Para o moto-turismo consideramos os mais apropriados.

Procure levar: bússola ou GPS, mapas, kit de ferramentas, reparos para pneu, fitas adesivas, remédios, lubrificantes e óleo de motor, extensores, esticadores, lanterna.

 

SUA RESISTÊNCIA FÍSICA E DA MOTOCICLETA

 

Consideramos que uma média de 400 a 600 Km diários de viagem como o ideal, porém haverá dias em que você vai facilmente ultrapassar essa Km. Assim, faça algumas viagens de teste aqui no Brasil.

Substitua ou se possível descarte qualquer componente que possa comprometer o funcionamento da moto assim como a sua segurança e conforto durante a viagem.

 

DINHEIRO

 

A moeda que deve ser levada em viagens pela América do Sul é o dólar americano.

Separe seu dinheiro em pequenos lotes e carregue-os separadamente na sua bagagem.

Não deixe todo o seu dinheiro em um mesmo lugar e nunca o deixe no hotel.

Troque seus dólares pela moeda local de preferência em casas de câmbio ou bancos. Não troque na rua.

Se você tem conta-corrente em algum banco no Brasil, informe-se sobre a utilização do seu cartão de débito no exterior (tipo Visa Electron ou Mastercard Maestro). Este serviço é o mais seguro e confortável, já que permite que você vá sacando seu dinheiro conforme sua necessidade.

 mais informações https://www.mochileiros.com/dinheiro-saques-em-caixas-eletronicos-no-exterior-t38258.html

 

ROTEIRO

 

Inicie seu planejamento ao menos 90 dias antes da data marcada para a saída. Estude cuidadosamente os mapas, escolhendo com cuidado as cidades onde você pretende pernoitar.

Procure iniciar sua viagem com um roteiro completo definido, mesmo que você tenha que adaptá-lo durante a viagem.

Sugerimos pegar a estrada sempre cedo pela manhã, para que você esteja no destino no máximo no meio da tarde, permitindo assim que você possa conhecer melhor os atrativos do local e evitando viajar durante a noite.

Pesquise e estude bem as características geográficas, históricas, gastronômicas e de cultura geral dos locais por onde você vai passar. Dessa forma você tirará o máximo proveito da sua aventura.

 

RÍPIO / OFF-ROAD

 

As estradas não pavimentadas de nossos países vizinhos são cobertas por pedriscos e chamadas de rípio. São estradas "enripiadas". Muitos deixam de percorrer roteiros interessantes por temor ao rípio. Não somos profissionais ou competidores de motocicleta, mas deixaremos aqui algumas dicas de como pilotar com segurança naquele tipo de terreno, de acordo com nossas pesquisas:Se você pretende percorrer trajetos não pavimentados, indicamos as motos cujo estilo foi batizado pelo mercado de "trail". Ao rodar por aquelas estradas, mantenha a motocicleta em alta rotação, marcha baixa. Procure não frear, apenas acelere para corrigir o traçado da moto. Ande sobre o caminho deixado pelos automóveis, pois são geralmente mais firmes que as demais partes da estrada. Percorra os primeiros quilômetros com calma para acostumar-se. Dentro de aproximadamente 30 km você já sentirá maior segurança e começará a soltar um pouco mais a moto até passar a rodar com tranqüilidade.